Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente se reúne

19051802

O COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) de Irapuru se reuniu na manhã da última terça-feira, dia 15, para a realização de sua reunião mensal.
Fazem parte do referido conselho representantes do poder público ligados a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, representantes dos produtores rurais e membros da sociedade civil.
O COMDEMA tem a função de opinar e assessorar o poder executivo municipal – a Prefeitura, suas secretarias e o órgão ambiental municipal – nas questões relativas ao meio ambiente. Nos assuntos de sua competência, é também um fórum para se tomar decisões, tendo caráter deliberativo, consultivo e normativo. Cabe a este conselho propor a política ambiental do município e fiscalizar o seu cumprimento, entre outras atribuições.
Na pauta desta reunião estiveram assuntos relacionados às ações ambientais do município, como Coleta Seletiva e Programa Município VerdeAzul.
O primeiro assunto foram os resultados apresentados pela Coleta Seletiva e o Sistema de Coleta de Lixo Orgânico. O levantamento vem sendo realizado a dois meses, após a mudança no sistema, onde a coleta de materiais recicláveis é realizada por meio da cooperativa CRIST às terças-feiras, e o lixo não reciclável é coletado pelo setor da prefeitura municipal às segundas, quartas e sextas-feiras.
O relatório do mês de abril foi apresentado pelo engenheiro ambiental da prefeitura, Luiz Fernando Dall’acqua Rosa, onde foi possível notar uma evolução da coleta seletiva no município em comparação com o mês de março.
“Houve um aumento no total de toneladas recolhidas de material reciclável e uma diminuição no total de toneladas de lixo orgânico recolhido. O nosso objetivo é este, que o sistema atinja o máximo de eficiência, para isso precisamos da colaboração de toda a população, na separação do seu lixo residencial” – comenta o engenheiro ambiental Luiz Fernando.
Outro assunto que esteve em pauta foi o Programa Município VerdeAzul, onde o interlocutor do programa no município, Felipe Augusto Lourenço relatou que foi enviado o Relatório Gerencial Ambiental (RGA) à Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.
Dentre outros assuntos deliberados na reunião esteve a apresentação do novo coordenador de agricultura e meio ambiente João Vitor Bettinardi; a participação de produtores de Irapuru em uma feira na cidade de Adamantina e a possibilidade da elaboração de um projeto urbanístico para a parte comercial da Avenida Euclides da Cunha.
A próxima reunião do conselho ficou marcada para o dia 18 de julho (segunda-feira).


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
You can Deixar uma resposta, ou deixar um trackback de seu próprio site.