Secretaria da Educação e Cultura promove atividades na Semana da Pátria

09091703

Em comemoração à Semana da Pátria e ao Dia da Independência do Brasil a Secretaria da Educação e Cultura de Irapuru promoveu durante esta semana uma série de atividades alusivas a esta importante data. Com o tema “A parceria Família e Escola”, as programações se estenderam por três dias, começando na segunda-feira, dia 04/09, e encerrando na quarta-feira, dia 06/09.
Na tarde (15h) da segunda-feira (04/09), no Centro Cultural, foi realizada a Entrega da Premiação dos melhores trabalhos no “Projeto Pátria Amada”, desenvolvido junto aos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Leite Ribeiro.
O evento foi aberto com a execução do Hino Nacional Brasileiro, cantado com muito entusiasmo pelos alunos da escola, professores e familiares presentes.
Em seguida, foi dada a palavra ao Secretário da Educação e Cultura de nosso município, Prof. Dr. José Edson Moysés Filho, que enalteceu o empenho das crianças na realização dos trabalhos que fizeram parte do projeto.
Logo após, foi dado início a entrega das premiações (medalhas), sendo escolhidos os três melhores trabalhos de cada uma das quinze turmas da escola. O projeto contou com trabalhos desenvolvidos em sala de aula em diferentes modalidades, como redações, acrósticos, dobraduras, poesias e desenhos, sendo expostos no saguão do Centro Cultural.
Na terça-feira (05/09), a atividade começou logo cedo (07h15) com um café da manhã, servido no Centro Cultural, para pais, responsáveis e representantes dos alunos.
Após o momento de confraternização, o evento foi iniciado pelo secretário Zezé, que convidou a frente os membros do Grêmio Estudantil da Escola Estadual Professor José Edson Moysés, a fim de apresentar o projeto “Construindo a Nação: De Casa para a Escola” aos presentes.
Em seguida, foi repassada a palavra a palestrante Professora Arlete Aparecida Germano Grespan, vice-diretora da Escola Idene da cidade de Junqueirópolis/SP.
Com o tema “A importância da parceria da escola e da família”, a palestrante falou acerca da relação que precisa existir entre a escola e as famílias dos alunos, para que o papel social da escola seja cumprido com eficiência.
“Como educadores devemos saber que a educação é uma semente, que no tempo certo germinará e dará frutos. O papel social da escola é o processo ensino-aprendizagem, mas muitas vezes vai além deste, por isto é importante definir os papéis de cada um dos envolvidos na educação, seja a família, ou a escola, estamos trabalhando para formar cidadãos” – comenta a professora.
De forma descontraída e apoiada em suas experiências junto ao processo educacional, a professora elogiou o trabalho e iniciativa da Secretaria, escolas, professores e alunos em promover a discussão de ideias quanto ao tema da parceria escola-família.
“Conhecimento é o legado que precisa ser deixado pelos pais aos seus filhos” – finaliza a palestrante.
Na manhã (8h30) da quarta-feira (06/09) a programação foi fechada com a realização de uma passeata com a participação dos alunos, professores e funcionários das escolas municipais e estadual do município, bem como integrantes da Banda Marcial de Irapuru e agentes comunitárias de saúde.
Com o tema “De casa para a Escola: Família + Escola, uma parceria que dá certo”, a concentração inicial aconteceu na Praça Oswaldo Leite Ribeiro e dali o grupo saiu conduzido pela Polícia Militar e carro de som, rumo a ruas e avenidas do centro comercial da cidade.
Durante a caminhada, em pontos estratégicos, o grupo parava e alunos do grêmio estudantil da E.E. Prof. José Edson Moysés apresentavam o projeto “De Casa para a Escola” aos comerciantes e populares que estavam nas lojas e calçadas, falando da importância da presença da família na escola e do acompanhamento de todas as atividades realizadas pelo aluno junto à escola.
Autoridades estiveram presentes na passeata, entre elas: o prefeito municipal Sílvio Ushijima, secretário da Educação e Cultura Zezé Moysés, Sub-tenente PM Lyrio – comandante do 3º GP PM de Irapuru, além de diretores das unidades escolares envolvidas.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
You can Deixar uma resposta, ou deixar um trackback de seu próprio site.