Prefeitura Municipal de Irapuru realizou Capacitação para Podadores de Árvores Urbanas

05081703

No último dia 26, a Prefeitura Municipal de Irapuru, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, realizou a Capacitação para Podadores de Árvores Urbanas, com a finalidade de proporcionar conhecimento acerca de técnicas adequadas para poda e da legislação que rege o segmento aos profissionais que atuam no ramo e interessados que visam adentrar na área.
O evento contou com a explanação técnica do Engenheiro Ambiental e Civil, Alexandre Périco Joaquim, que abordou o tema voltado à exploração de assuntos como técnicas de corte, tipos de poda, equipamentos adequados para manejo de árvores, equipamentos de segurança em geral, dentre outras coisas.
O Procurador Municipal, Dr. Flávio José Di Stéfano Filho, foi convidado pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente a explanar aspectos legais inerentes à atividade constantes na Lei Municipal 2.802/16, com ênfase nas infrações que vem ocorrendo no município e nas consequentes sansões previstas.
Além dos dois facilitadores, também promoveram algumas explanações o Engenheiro Ambiental da Prefeitura Municipal, Luiz Fernando Dall’Acqua Rosa, e o Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Sr. Milton idie, que abordaram os aspectos operacionais da dinâmica de requerimentos de podas e supressões de árvores no município, e ainda o Sub Tenente da Polícia Militar, Carlos Francisco Lírio, que reiterou o viés fiscalizador da entidade, demonstrando, desta maneira, que a Polícia fará valer o previsto na legislação municipal vigente.
Segundo o Engenheiro Ambiental da Prefeitura, Luiz Fernando, o evento foi considerado de grande proveito pela Secretaria: “Entendemos que a capacitação obteve êxito tanto no âmbito qualitativo quanto no quantitativo. Os facilitadores abordaram seus respectivos temas de maneira clara e objetiva, com uma linguagem capaz de disseminar as informações de forma plena ao público alvo. Além disso, o número de participantes foi mais que satisfatório, já que mais de vinte pessoas estiveram presentes, sendo que quinze tem interesse direto em atuar no ramo.”
O Secretário responsável pela Pasta, Sr. Milton Idie, destacou os resultados esperados pela Prefeitura com a promoção do curso: “Passada a capacitação, a expectativa é que se realize um manejo adequado nas árvores do município, de modo a contemplar benefícios nos âmbitos ecológico, urbanístico e sanitário, como explicado durante o evento.” E salientou ainda: “Paralelo ao curso, a Administração Pública Municipal visa promover complementações na Lei Municipal 2.802/16, que rege a arborização urbana em Irapuru. A ideia é regulamentar a certificação e a habilitação dos profissionais da área, mediante comprovação de capacidade técnica, adequação dos equipamentos utilizados nas podas e formalização da atividade diante da Prefeitura Municipal.”
Os representantes da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente frisaram  ainda a intenção de realizar campanhas de conscientização e disseminação de informação em torno do assunto junto aos munícipes. Além disso, ressaltaram à reportagem do Jornal A Voz que qualquer intervenção em espécimes arbóreos no município de Irapuru, seja poda de galhos, poda de raízes ou supressões, demanda autorização prévia do responsável técnico da Secretaria, estando o descumprimento da norma sujeito a sansões previstas em Lei.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
You can Deixar uma resposta, ou deixar um trackback de seu próprio site.