Secretário, engenheiro ambiental e vereadores realizam visitas técnicas visando a implantação de projetos no município

08071701

Visita Técnica ao município de Sagres

No dia 26 de junho, o Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Milton Idie, acompanhado do Engenheiro Ambiental Luiz Fernando D. Rosa e do vereador José Felício Trevizan articulou visita ao município de Sagres.
O objetivo da comitiva foi, dentre outras coisas, vistoriar a máquina picadora de galhos de posse daquele município, a fim de obter informações sobre sua eficiência e viabilidade, levando em conta que a Administração Municipal tem interesse na aquisição de uma máquina semelhante para o nosso município. O equipamento seria de extrema importância no manejo dos resíduos de podas e supressões de árvores no perímetro urbano e Irapuru, já que, através dele seria possível reduzir o volume de resíduo gerado, tornando mais fácil dar uma destinação de maneira ambientalmente correta.
Além disso, os representantes de Irapuru aproveitaram a visita para conhecer o Aterro Sanitário do município de Sagres. A questão da gestão de resíduos tem sido de ordem prioritária entre as Prefeituras do Estado de São Paulo e a operação correta do Aterro tem papel importante neste processo.

Visita Técnica ao município de Lins

No dia 30 de junho, a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, representada pelo gestor da Pasta, o Sr. Milton Idie, e pelo Engenheiro Ambiental Luiz Fernando Dall’Acqua Rosa, realizaram, em companhia dos vereadores José Felício Trevizan e César Delgado, visita ao município de Lins.
Na oportunidade, conheceram a Eco Solutions, usina de processamento de RCC (Resíduos da Construção Civil), sob o acompanhamento de um dos sócios da empresa, Sr. Juliano. A usina recebe o material descartado proveniente de obras e reformas realizadas na cidade de Lins por meio de caçambas. Em seguida, submete os resíduos a diversos processos de seleção e trituramento, gerando desta forma, diversos produtos que são aproveitados, dentre outras coisas, em recuperação de estradas rurais, calçamento para praças e aterros de erosões ou voçorocas.
A comitiva visitou ainda a área de transbordo do resíduo proveniente da coleta domiciliar, gerida pela Prefeitura, já que o município não conta com um Aterro Sanitário próprio. Posteriormente, tiveram a oportunidade de conhecer o barracão em que atua a Coopersol, Cooperativa de seletores de resíduos proveniente da Coleta Seletiva. Os representantes de Irapuru puderam conferir pessoalmente o quanto a atividade pode ser sustentável, levando em consideração os benefícios no âmbito econômico, social e ambiental. A intenção é usar da experiência de outros municípios para adaptar ideias que se viabilizem no contexto de Irapuru.

Área de Transbordo e Triagem

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, visando o gerenciamento integrado e completo dos mais diversos tipos de resíduos provenientes das atividades da população, está estudando a viabilidade da implantação de uma área que servirá, primordialmente, para a recepção dos RCC (Resíduos da Construção Civil), com posterior triagem e encaminhamento do material que não pode ser reutilizado dentro do próprio município.
Além do RCC, a área deverá ser licenciada para acolher os resíduos provenientes de poda e supressões do perímetro urbano do município. Com a iminente aquisição da máquina picadora de galhos, a proposta da Secretaria é efetuar o trituramento deste resíduo e produzir composto com potencial utilização nas atividades agrícolas.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
You can Deixar uma resposta, ou deixar um trackback de seu próprio site.